terça-feira, 13 de novembro de 2012

Genghis Khan Moscow - Quantas saudades!

          A partir de 1979 os programas de auditório da Televisão Brasileira apresentavam um grupo dançante/musical chamado Genghis Khan. No ano seguinte, as rádios não paravam de tocar suas músicas, já estava no auge de sua carreira, sendo integrado por dois homens e duas mulheres: Jorge Danel  (Thor) líder do grupo; Omar Leon (Genghis), vocalista; Heloísa Nascimento (Tuly):  e Tânia Souza (Tânia). Tinham um visual bastante exótico e atraente, que ajudava muito a fazerem sucesso.

          Na verdade, o conjunto brasileiro ( e pouca gente sabia na época), era um grupo "cover" do autêntico Dschinghis Khan, da Alemanha, que fazia sucesso com a música  "Moskau", e cujas traduções de sua letra pouco têm a ver com a significação original:  "Moscow, Queen of the Russian land/ Built like a rock to stand, proud and divine..."  E os temas de todos os seus sucessos musicais revernciavam o Mongol Genhis Khan, que viveu entre 1162  1227, grande líder e guerreiro da época.

          Mas, o conjunto habilmente treinado para coreografias, fazia dublagem das canções originais, principalmente de "Moscow" e "Genghis Khan". Mais adiante, gravaram com sua própria voz o grande sucesso infantil "Comer Comer", e outras canções em português, que os ajudaram a vender milhares de discos e à contratação para infindável número de shows. Tinham que viajar com aviões fretados,  tantos eram os shows para os quais eram contratados. Faziam sucesso em todo o território nacional.

          A segunda metade da década de 1970  comportou uma grande onda de hits disco-dance, com bandas como Boney M, que projetou-se mundialmente com "Brown girl in the ring" e "Rivers of Babylon" e a norteamericana  Village People, com  "Macho Man", "Y.M.C.A", "In the Navy" e "Go west",  sendo também  executadas em todas as pistas de danças e no rádio brasileiro. A Genghis Khan veio complementar a onda.

          Infelizmente, em 1990 a banda brasileira então chamada Brazilian Genghis Khan perdeu seu Genghis, Omar Leon, que morreu infartado dentro de um avião, e Tuly, vitimada por câncer, no ano seguinte. Foi uma grande perda para o grupo. O próprio grupo original, da Alemanha, perdeu dois de seus integrantes, um de aids e outro de câncer, mas conseguiram nova formação e conseguem atuar ainda, agora com o nome de "The Lagacy of Dschinghis Khan", mas sempre executando o sucesso "Moskau".

           Danel, com o apoio de Tuly, tentou novas formações para a Banda, mas de real, mesmo, só nos restam as lembraças do som discotheque, que bombou e animou as noites nas casas de show e bailes da última geração jovem que precedeu o presente milênio.

          Tenho, sempre, muitas saudades daquele tempo em que músicas bonitas embalavam nossos sonhos e ilusões, eram agradáveis de se ouvirem, bem melhor do que o muito lixo que hoje é produzido em termos de música.


Euclides Riquetti
13-11-2012

 
         


5 comentários:

  1. Uma série de fatalidades definiu o destino do Genghis Khan. Em 1990, Omar Leon, um dos vocalistas, voltava da Europa quando sofreu um enfarte duas horas antes do avião pousar em Guarulhos. No ano seguinte, Tuly, a loira do grupo, morreu vítima de câncer de ovário. Reportagem retirada da (Revista Época - Silvana Garzaro)


    Infelizmente, em 1990 a banda brasileira então chamada Brazilian Genghis Khan perdeu seu Genghis, Omar Leon, que morreu infartado dentro de um avião, e Tânia, vitimada por câncer, no ano seguinte. Foi uma grande perda para o grupo.


    Gostaria que me confirmasse se foi a Tânia ou a Tuly que faleceu. Pois a muito tempo venho buscando notícias e contato de minha amiga de infância.
    Meu e-mail: correa.moura@globo.com
    Conceição Correa - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. Saudades infelizmente com a morte de dois membros do grupo nunca foi o mesmo lindo Jorge Danel

    ResponderExcluir
  3. Foi a Tuly em 1995 e o Omar um ano antes e não em 1990, Tânia e Jorge se desentenderam e ficaram um sem falar com o outro.

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!